×
Dicas de Finanças Forbes

Ibovespa Dispara, Subindo Quase 3% com Efeito de Jerome Powell nos Mercados

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

O Ibovespa fechou com forte alta nesta sexta-feira (22), tocando os 138 mil pontos no melhor momento e com quase todas as ações no azul. O indicador brasileiro terminou em 2,57%, a 137.968 pontos. O volume financeiro somava R$ 20,85 bilhões antes dos ajustes finais do pregão.

Esse movimento aconteceu diante de apostas maiores de corte na taxa de juros norte-americana após discurso mais cedo do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, no simpósio de Jackson Hole. Desde dezembro, a margem americana de juros está entre 4,25% e 4,50%. Em meio a isso, autoridades monitoram os impactos da política tarifária de Trump sobre a inflação do país, que já está acima da meta de 2% e deve permanecer em ascensão.

O banqueiro central indicou que o corte de juros está a caminho, ainda que com cautela. Ele apontou que o mercado de trabalho segue resiliente e há riscos de que a inflação suba mais. Powell enfatizou que a importância dos dados de emprego e inflação que serão divulgados antes do próximo encontro do Fed, a reunião acontece em 16 e 17 de setembro.

“Embora o mercado de trabalho pareça estar em equilíbrio, ele é algo curioso, resultante de uma desaceleração acentuada tanto na oferta quanto na demanda por trabalhadores. Essa situação incomum sugere que os riscos de queda no emprego estão aumentando. E, se esses riscos se materializarem, poderão fazê-lo rapidamente”, disse o presidente do Fed. “No entanto, também é possível que a pressão de alta sobre os preços, devido às tarifas, possa estimular uma dinâmica inflacionária mais duradoura, e esse é um risco a ser avaliado e administrado”.

“A estabilidade da taxa de desemprego e outras medidas do mercado de trabalho nos permitem prosseguir com cautela ao considerarmos mudanças em nossa política monetária. No entanto, com a política em território restritivo, a perspectiva básica e a mudança no equilíbrio de riscos podem justificar ajustes em nossa postura”, destacou Powell. Segundo ele, o impacto das tarifas sobre a inflação deve cair.

Além das indicações de cortes de juros, Powell buscou tranquilizar o mercado em relação a interferências políticas nas decisões do banco central, em meio a frequentes ataques do presidente americano, Donald Trump. Ele disse que as decisões de política monetária serão tomadas somente em cima de dados e suas implicações para a perspectiva econômica e o balanço de riscos, e que essa abordagem jamais será deixada de lado pelos membros do comitê.

“A postura firme é essencial para manter o nível de juros de longo prazo controlados, já que uma política monetária pouco confiável aumenta a precificação de risco de uma economia e, consequentemente, as taxas cobradas pelo mercado para investir em seus ativos”, comenta Paula Zogbi, estrategista-chefe da Nomad.

Para Andressa Durão, economista do ASA, um primeiro corte de 0,25 pontos percentuais em setembro é o cenário mais provável, e cortes consecutivos dependerão dos próximos dados.

Jackson Hole sempre é um evento de destaque no calendário econômico, mas neste ano ganhou uma camada extra de tensão. Nos últimos meses, o presidente americano, Donald Trump, tem elevado o tom contra a política monetária restritiva do BC e ameaçado demitir Powell a todo momento.

Seguindo o movimento, os principais índices de Wall Street fecharam em alta, com o indicador Dow Jones atingindo um recorde de fechamento, conforme investidores se voltaram para ações depois que o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, sugeriu um corte na taxa de juros no curto prazo durante seu discurso no simpósio de Jackson Hole.

De acordo com dados preliminares, o S&P 500 ganhou 1,52%, para 6.466,55 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançou 1,88%, para 21.496,54 pontos. O Dow Jones subiu 1,88%, para 45.626,64 pontos.

Câmbio

Também reagindo a declaração de Powell, o dólar recuou quase 1% ante o real nesta sexta-feira (22). Os investidores reagiram positivamente ao discurso do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, no simpósio econômico de Jackson Hole.

A moeda americana fechou em baixa de 0,99%, a R$ 5,42. Na semana o dólar acumulou alta de 0,43%.

De acordo com Bruno Shahini, especialista em investimentos da Nomad, com a perspectiva de redução da taxa básica nos Estados Unidos, os Treasuries cederam, abrindo espaço para moedas emergentes e especialmente o real. “Ao mesmo tempo, o ambiente de menor aversão ao risco alimentou o modo risk on, impulsionando bolsas em Nova York e no Brasil, e reforçando a busca por ativos de maior retorno”, explicou.

O post Ibovespa Dispara, Subindo Quase 3% com Efeito de Jerome Powell nos Mercados apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Fonte

#Ibovespa #Dispara #Subindo #Quase #Efeito #Jerome #Powell #nos #Mercados

Observação da postagem

Nosso site faz a postagem de parte do artigo original retirado do feed de notícias do site forbe Brasil

O feed de notícias da Forbes Brasil apresenta as últimas atualizações sobre finanças, investimentos e tendências econômicas. Com análises detalhadas e insights de especialistas, a plataforma aborda tópicos relevantes como mercado de ações, criptomoedas, e inovação em negócios. Além disso, destaca histórias de empreendedores e empresas que estão moldando o futuro da economia. A Forbes também oferece dicas sobre gestão financeira e estratégias para aumentar a riqueza pessoal. Com um enfoque em informações precisas e relevantes, o site se torna uma fonte confiável para quem busca se manter atualizado no mundo financeiro.

Palavras chaves

Ibovespa Dispara, Subindo Quase 3% com Efeito de Jerome Powell nos Mercados


Notícias de finanças

Mercado financeiro hoje
Análise de mercado de ações
Investimentos em 2024
Previsão econômica 2024
Tendências do mercado de ações
Notícias sobre economia global
Como investir na bolsa de valores
Últimas notícias financeiras
Mercado de ações ao vivo
Notícias de economia mundial
Análise de investimentos
Dicas para investir em ações
Previsão de crescimento econômico
Como começar a investir
Análises financeiras atualizadas
Mercado de criptomoedas hoje
Previsão de recessão econômica
Finanças pessoais e investimentos
Notícias sobre bancos e finanças

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *